top of page

Quais os tipos de serviços são providos por uma típica cidade inteligente ?

  • Malu Silva
  • 30 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

"O que torna a cidade mais inteligente são os serviços providos pelo governo, de forma geral", justifica Fernando Faria, gerente sênior de Novos Negócios da IBM Brasil. "Nos canais onde o cidadão tem contato efetivo com o governo, ele cobra ou busca serviços como Saúde, Transporte, Educação, etc.", acredita. Como foi dito por Fernando Faria, os serviços providos pelo governo tornam a cidade mais inteligente, porém para que isso ocorra esses serviços tem que ser integrados e realizados da melhor maneira possível. Um conceito geral de como isso pode ser organizado será explicado abaixo baseado na forma como a IBM se organiza, mas de uma maneira geral essa estruturação é semelhante.

Segundo ele, a iniciativa de cidades inteligentes da IBM baseia-se em três pilares principais e em sete grandes áreas. Os três pilares são: primeiro, ter dispositivos disponíveis, capazes de serem interagidos, o que inclui computadores, celulares, câmeras e outros aparelhos capazes de serem conectados a outros; o segundo pilar é justamente a conexão dos dispositivos [exemplo: um celular estar ligado à sua própria rede] e o terceiro é o uso desses dispositivos conectados de uma forma mais inteligente, integrando-os e gerando novos e diferentes serviços. Essa interconexão de dispositivos de maneira inteligente, segundo o entendimento da IBM, pode ser feita em qualquer uma das tais sete grandes áreas: saúde, educação, transportes, segurança pública, serviços de utilidades (energia, água, etc.), serviços públicos e telecomunicações.


A imagem acima demonstra algumas áreas a serem trabalhadas por uma cidade inteligente, e assim gerar resultados melhores para o seu desenvolvimento e para o bem estar dos cidadãos.


Referências:


 
 
 

Comments


OUTRAS

POSTAGENS

© 2015 by Malu Silva. Proudly created with Wix.com

bottom of page