top of page

O que é computação pervasiva e o que isso tem a ver com cidades inteligentes ?

  • Malu Silva
  • 30 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura


Com o desenvolvimento na área de TI, o termo Computação Pervasiva tem levantado duvidas e curiosidade no que tange as possibilidades que este conceito propõe. Quando se pensa em pervasividade, deve-se pensar em ubiqüidade, que seria estar em todo lugar, porém, sem ser percebido.


Tecnologias um dia foram um desafio, tanto no acesso quanto no desenvolvimento, hoje fazem parte de nossas vidas sem que sequer tenhamos consciência clara de sua existência ou participação. Hoje, ligamos o carro sem nos preocuparmos com toda a obra da engenharia por trás das peças de plástico, metal e condutores elétricos que compõem todo o conjunto que no final das contas possibilita a fácil e cômoda locomoção dos cidadãos nas ruas e avenidas das cidades. O mesmo acontece quando ativamos um interruptor em nossas casas. O único resultado que se espera desta operação é que a luz acenda, sem se preocupar com toda a infra-estrutura elétrica por trás disso, incluindo equipamentos desde transformadores, redes elétricas que percorrem quilômetros de distância até as hidroelétricas que são a matriz de toda a energia.


Há todo um processo de adaptação cultural por parte dos usuários em relação ao uso da computação, mas a idéia da computação pervasiva é fazer-se tão discreta e tão familiar, que a interação com esta beira a realidade da vida das pessoas, ao ponto de sua presença ser quase imperceptível. As pessoas falarão com os aparelhos eletrônicos como se eles pudessem ouvir e entender suas instruções, e eles entenderão e executarão as ordens a eles designadas. As casas serão tão inteligentes e integradas que saberão quando alguma parte estiver defeituosa e acionarão a manutenção ou alertas necessários. O ambiente e iluminação serão adaptados ao gosto do morador. A casa será capaz de perceber qual o humor do morador para saber qual música deve tocar. Ela saberá também quando e como deve tratar o sistema de iluminação, de forma a aproveitar ao máximo a iluminação natural. A casa saberá também se é necessário regar o jardim ou dar comida ao cachorro, gato, pássaro ou qualquer que seja o animal de estimação. Isso sem falar na questão de segurança, que será automatizada ao ponto de chamar os bombeiros sem que seja necessário o morador estar em casa. Caso esteja, sistemas de iluminação de emergência e saídas de emergência serão destacadas para facilitar seu acesso. Diante de um cenário como este nas nossas casas, é possível ter uma vaga idéia do que o mundo corporativo irá dispor, desde a área estratégica até o nível operacional. Isso sem falar na evolução dos aparelhos e dispositivos móveis. Todos eles serão capazes de fornecer algum tipo de informação ou interação. Inclusive nossas roupas!


Referências:


 
 
 

Commentaires


OUTRAS

POSTAGENS

© 2015 by Malu Silva. Proudly created with Wix.com

bottom of page