top of page

Como se dá a relação das pessoas com o conceito de cidades inteligentes ?

  • Malu Silva
  • 30 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Acredito que os maiores beneficiários das cidades inteligentes são os cidadãos. Toda a integração e melhoramento proporcionado pelas cidades inteligentes estão intimamente relacionados ao bem estar dos cidadãos. Uma vez que uma cidade é mais organizada, mais limpa, mais econômica os cidadãos só tem a ganham com isso. Abaixo serão apresentados alguns beneficios que as cidades espanholas de Barcelona e Santander tiveram com a implantação das cidades inteligentes.


Em Barcelona, a cidade já utiliza o Big Data, aplicativos e soluções na nuvem para melhorar a gestão da cidade, tornando dados públicos mais acessíveis à população. Ali, o cidadão pode monitorar em tempo real, as oscilações de alguns dados, como a taxa de desemprego e a densidade populacional.


Outra cidade espanhola que é referência no modelo de cidade inteligente: Santander. Com um projeto de U$ 11 milhões e com a liderança de pesquisa da Universidade de Cantabria, os cidadãos possuem acesso total a informações que lhe dão empoderamento e direito de cobrar da gestão pública algumas mudanças.


São dados sobre índice de poluição do ar, serviço de coleta de lixo, tráfego e trânsito e iluminação pública. Um exemplo simples de como este tipo de integração utilizada em Santander pode melhorar a cidade é a possibilidade de controlar o nível de iluminação nas ruas. Por exemplo, se um local está deserto, é possível diminuir a intensidade da luz. Quando o sensor captar a presença de uma pessoa, volta à iluminação normal.


Além das cidades espanholas, no Brasil temos o exemplo de Olinda e de Curitiba, que passaram a integrar a Rede de Cidades Inteligentes. Inclusive, a capital paranaense recebeu este ano o evento Smart City Business America Congress & Expo, no qual apresentaram as principais iniciativas que colocam a cidade como liderança na implementação de soluções para Cidades Inteligentes, como o uso de semáforos inteligentes e uso de aplicativos para smartphones. Já Olinda ainda está na fase de planejamento de soluções para a implementação das normas de Smart Cities.


Referências:


#


 
 
 

Comments


OUTRAS

POSTAGENS

© 2015 by Malu Silva. Proudly created with Wix.com

bottom of page